EMEI Tio Patinhas

tio patinhas

Rua Rio Sena, 300 – Jardim Figueira
Amparo/SP

E-mail: emeitiopatinhas@amparo.sp.gov.br 

Telefone: (19) 3817-3013

Alunos atendidos: 


DESCRIÇÃO

Nome da escola: Escola Municipal de Educação Infantil Tio Patinhas

Ano de fundação: 1988

Número de alunos que atende: 60

Segmento de ensino: Educação Infantil

Número de funcionários: 10

Horário de funcionamento:

Período da manhã – Educação Infantil – Das 07:30 horas as 11:30 horas

Período da tarde – Profic – Das 11:30 horas as 16:30 horas

Nome da diretora: Maria Cláudia Rielli Spinelli

Nome da coordenadora pedagógica: Maria Lucélia Ribeiro

 

Breve apresentação da Unidade Escolar:

HISTÓRICO E.M.E.I. “TIO PATINHAS”

O Histórico de nossa Unidade Escolar não foi possível ser mais detalhado devido à falta de documentação que não foi encontrada, por isso os dados que foram conseguidos,  foram através de um relato de um morador do bairro que na época participava do projeto de criação da referida Unidade Escolar.

Segundo o depoimento do Senhor Vilson Pires de Camargo, morador do bairro Jardim Figueira, desde treze de dezembro de um mil, novecentos e oitenta e oito, segundo a Lei Nº. 1.466 desta mesma data, a referida  E.M.E.I  “TIO PATINHAS”, tem como Patrono o Senhor Edson Luís Ribeiro Luzia, conhecido como “Edinho”, que foi um professor muito bem conceituado da época e que morreu aos vinte e quatro anos de infarto. O autor do projeto, foi o vereador na época, o Senhor José Carlos Troleze e que também originou o nome do patrono da referida unidade Escolar.

O nome da Unidade Escolar “TIO PATINHAS”, no início foi denominada de “NARIZINHO”, nome de um personagem infantil, escolhido pela população na época, através de um plebiscito, onde o prefeito da época era o Senhor José Carlos de Oliveira.

De acordo com a Lei Nº. 1.538 de quatorze de março de um mil, novecentos e oitenta e nove, a  E.M.E.I  “NARIZINHO”, passou a ser denominada E.M.E.I. “TIO PATINHAS”, e nesta época o prefeito era o Senhor Carlos Piffer, que com suas atribuições legais, através do Decreto Nº. 1.836, de dois de maio de um  mil, novecentos e oitenta e nove, confirmou a mudança de nome da referida unidade escolar de E.M.E.I. “NARIZINHO”, para E.M.E.I “TIO PATINHAS”.

Na qualidade de representante da população, todas as iniciativas para a construção da referida escola, partiram da SOAJAFI, SOCIEDADE AMIGOS DO JARDIM FIGUEIRA, através de ofícios, requerimentos, abaixo-assinados, audiências com os prefeitos Clésio Paiva Vidual e José Carlos de Oliveira, possibilitando assim, a construção da  E.M.E.I  “TIO PATINHAS”, bem como a, E.E. MARIA AP. DOS SANTOS  CASTRO.

Nesta época, o Diretor do Departamento de Educação e Cultura era o Senhor Odracir Caminada.

Ainda, segundo o depoimento do Senhor Vilson Pires de Camargo, em sete de junho de um mil. , novecentos e oitenta e um, foi redigido o primeiro ofício solicitando a construção da  E.M.E.I. “TIO PATINHAS”.

Em cinco de julho de um mil, novecentos e oitenta e um, foi formada a comissão encarregada de fazer pesquisas no sentido de saber quantas crianças havia no bairro em idade pré-escolar, bem como escolar.

No dia dezenove de julho de um mil, novecentos e oitenta e um, foi apresentado o dado referente à pesquisa. De acordo com os dados relatados pelo Senhor Vilson Pires de Camargo, os números apresentados na pesquisa foram de: 175 crianças em idade escolar e de 103 crianças em idade pré-escolar, totalizando 278 crianças.

Já, em nove de julho de um mil, novecentos e oitenta e seis, foi redigido o segundo ofício solicitando a construção da E.M.E.I. “TIO PATINHAS”.

Nesta época, o prefeito era o Senhor José Carlos de Oliveira, o vice-prefeito, era o Senhor José Eduardo Bastos e o governador de Estado, era o Senhor Franco Montoro.

Em dez de novembro de um mil, novecentos e oitenta e oito, A E.M.E.I “TIO PATINHAS”, foi inaugurada.

fundadores tio patinhas

À partir desta data, a E.M.E.I “TIO PATINHAS”, passou a contar com uma diretora e seu corpo de funcionários e professores.

Fizeram parte da E.M.E.I “TIO PATINHAS”:

Diretores:

  • 1990 = Teresa Cristina dos Santos Cury
  • 1990 até 1993 = Andréa Márcia Brunelli da Fonseca
  • 1993 até 1994 = Silvana de Siqueira Marchi Oliveira
  • 1995 até 1997 =  Valquíria Maria Coltre
  • 1998 até 1999 = Maria Alice Veríssimo Florêncio Franco de Lima
  • 1999 até 2003 = Maura Regina Pastana Antonelli

Em dois de fevereiro de dois mil e quatro, assumiu a direção da E.M.E.I “TIO PATINHAS”, a professora Maria Cláudia Rielli Spinelli, aprovada no concurso público de 04 de janeiro de 2004.

Durante o ano de 2004 a sala de jogos foi totalmente organizada e equipada com jogos etiquetados.

Também, pudemos contar com a ajuda de pais e membros da comunidade, nossos “Amigos da escola” que colaboração na construção da casinha de boneca e do tanque de areia e na reforma do tanque do parque e do bebedouro de nossa escola.

No início do ano de 2005, a direção da escola em parceria  com a Secretária de Educação e sua Assessora conseguimos construir na cozinha as prateleiras com pedra de granito.

Logo após, em  abril, nossa escola foi equipada com cinco extintores.

Durante o ano de 2006, a direção da escola em parceria com a Secretária de Educação e sua Assessora conseguimos equipar o parque com novos brinquedos.

Por todos os anos de funcionamento da Unidade Escolar, pudemos sempre contar coma participação efetiva dos pais e da comunidade, auxiliando-nos em todas as necessidades num trabalho integrado para que se alcançassem os objetivos propostos.

Em 2007, iniciaram-se as obras da construção do muro em volta da escola, a construção de rampas, das calçadas internas e externas da escola.

Dando continuidade aos trabalhos de reforma da Ue, em 2008 foi colocado uma cobertura na entrada da escola e pintura do madeiramento e ferragens, colocação de grama e pintura dos binquedos. Durante o ano de 2008, ainda serão executadas as seguintes obras:- reforma dos banheiros, colocação de piso na UE inteira, pintura da parte externa da UE, abertura da Passagem de prato  na cozinha e outros serviços já previstos.

Em 04 de abril de 2008, foi reinaugurada a UE todas as reformas realizadas.(reforma dos banheiros, colocação de piso, pintura abertura da passagem de pratos na cozinha…)

Em julho/agosto de 2011 a unidade escolar passou por uma reforma na rede elétrica, com a troca de toda fiação antiga, instalação do novo quadro de disjuntores, troca de todas a luminárias, tomadas e interruptores e instalação do sistema de para raio.

A partir de 2012 a direção e equipe da escola, procuram manter e/ou fazendo os reparos necessários.


NOTÍCIAS DA ESCOLA

PROJETO DAS ESCOLAS EMEI TIO PATINHAS E ROSAS

Título do projeto: Na luta contra a Dengue!

Justificativa:

Dengue – Com toda certeza um mosquito incomoda muita gente! Porém, não se trata apenas de incomodar, pesquisas recentes na mídia têm apresentado a proliferação da doença e o aumento dos casos tem sido um fato, inclusive em nossa cidade. Por isso, precisamos nos armar nesta luta contra a Dengue – o Mosquito Aedes Aegypti. Buscaremos através  deste projeto conscientizar alunos e comunidade sobre a  prevenção da dengue. A dengue só pode ser combatida com informação e espírito de equipe para a eliminação dos criadouros.

Objetivos:

  •     Informar e sensibilizar as famílias sobre os riscos e prevenção da doença;
  •     Conscientizar sobre a importância da prevenção e do combate ao mosquito.

Metas:

  •     Mostrar que a melhor forma de se combater a dengue é a prevenção;
  •     Formar cidadãos multiplicadores na luta contra o mosquito.

Ações a serem realizadas:

  •     Divulgar informações sobre prevenção da doença através de folhetos e cartazes informativos;
  •     Realização de diferentes atividades em sala de aula com os alunos sobre como prevenir e eliminar criadouros do mosquito.

Acompanhamento, controle, avaliação e orientação:

O projeto será acompanhado pelas especialistas da unidade escolar no decorrer de seu desenvolvimento. Avaliaremos o projeto a partir dos dados obtidos, tendo em vista, formar cidadãos multiplicadores em favor da saúde.

P1160353Passeata Projeto Na luta contra a Dengue