Educação Inclusiva

2022

CARDS – DATAS ESPECIAIS

#Paratodasetodosverem: Cartaz na vertical, com fundo azul e no canto superior a direita lê-se em amarelo e branco: 21 DE MARÇO Dia Internacional da Síndrome de Down. Abaixo,duas fotos, uma ao lado da outra. Na primeira, duas crianças dando as mãos, descendo em um escorregador amarelo, um menino de pele clara e cabelos pretos e uma menina de pele morena, de cabelos presos e pretos, ambos alegres e sorrindo, direcionando o olhar para baixo, usando camiseta branca e shorts azul. Na segunda foto, duas crianças se abraçando, uma menina de pele negra, cabelos pretos e presos e um menino de pele clara, cabelos castanhos, portando óculos de aro retangular preto, ambos com olhar tranquilo, fazendo uso de máscara e camiseta branca. Separando as fotos do rodapé, o simbolo do sindrome de down, uma fita em ondas formando um laço, nas cores azul e amarela, lê-se: AMIZADE E AFETO NA ESCOLA INCLUSIVA. Logo abaixo seguem os três logotipos na cor branca: SME SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO POR TODOS E PARA TODOS e PREFEITURA DE AMPARO ESTÂNCIA HIDROMINERAL. Fim da descrição.


2021

PARA SABER MAIS

O PL 4909/2020 DEVE CAIR – SAIBA POR QUE

MOVIMENTO ESCOLA INCLUSIVA BILÍNGUE

BRASIL, JUNHO DE 2021 – Clique aqui!


PARA SABER MAIS

FORMAÇÃO CONTINUADA – 4º ENCONTRO – EDUCAÇÃO BILÍNGUE (LÍNGUA PORTUGUESA/LIBRAS) E INCLUSIVA

REALIZAÇÃO – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AMPARO/SP

TEMA: TIPOS DE BILINGUISMO

PALESTRANTE: PROFª DRª ELIANE DE SOUZA RAMOS

TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS: CELINA GOMES ESTRUC E RICARDO ESTRUC

GRUPO DA TARDE: Clique aqui!

GRUPO DA NOITE: Clique aqui!

Símbolo Acessível em Libras - UFMG


PARA SABER MAIS

FORMAÇÃO CONTINUADA – 5º ENCONTRO – EDUCAÇÃO BILÍNGUE (LÍNGUA PORTUGUESA/LIBRAS) E INCLUSIVA

REALIZAÇÃO – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AMPARO/SP

TEMA: BILINGUISMO CONCOMITANTE

PALESTRANTE: PROFª DRª ELIANE DE SOUZA RAMOS

TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS: CELINA GOMES ESTRUC E RICARDO ESTRUC

GRUPO DA NOITE: Clique aqui!

GRUPO DA TARDE: Clique aqui!

Símbolo Acessível em Libras - UFMG


PARA SABER MAIS

FORMAÇÃO CONTINUADA – 6º ENCONTRO: ACESSIBILIDADE SONORA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE E INCLUSIVA

REALIZAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AMPARO/SP

TEMA: O QUE É ACESSIBILIDADE SONORA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE E INCLUSIVA?

PALESTRANTE: PROFª DRª ELIANE DE SOUZA RAMOS

TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS: CELINA GOMES ESTRUC E RICARDO ESTRUC

GRUPO DA TARDE: Clique aqui!

GRUPO DA NOITE: Clique aqui!

Símbolo Acessível em Libras - UFMG


PARA SABER MAIS:

FORMAÇÃO CONTINUADA – 7º ENCONTRO: ACESSIBILIDADE SONORA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE E INCLUSIVA

REALIZAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AMPARO/SP

TEMA: COMO FAZER ACESSIBILIDADE SONORA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE E INCLUSIVA

PALESTRANTE: PROFª DRª ELIANE DE SOUZA RAMOS

TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS: CELINA GOMES ESTRUC, RICARDO ESTRUC E GRAHAMHILL MOURA

GRUPO DA NOITE: Clique aqui!

GRUPO DA TARDE: Clique aqui!

Símbolo Acessível em Libras - UFMG


EDUCAÇÃO DE AMPARO RECEBE MENÇÃO HONROSA PELO TRABALHO INÉDITO E INCLUSIVO QUE REALIZA COM A LIBRAS – Clique aqui 


ARTIGO – CONEI/CONGRESSO NACIONAL ONLINE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 2021 – Clique Aqui!

A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE E INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AMPARO/SP

VIDEO – CONEI/CONGRESSO NACIONAL ONLINE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 2021 – Clique aqui 

Símbolo Acessível em Libras - UFMG e legendado. 


CARDS – DATAS ESPECIAIS 

#Paratodasetodosverem: Cartaz com fundo azul escuro, intitulado: “EDUCAÇÃO POR TODOS E PARA TODOS”. Logo abaixo escrito em branco: 21 março, Dia Internacional da Síndrome de Down. Ao centro em destaque nas cores vermelho e azul a imagem de duas crianças, dando as mãos, ambas de pele clara sendo um menino de camiseta vermelha e uma menina de camiseta florida. No rodapé com fundo branco dois logotipos: SME Secretaria Municipal de Educação, Programa de Educação Inclusiva e a bandeira da cidade: Prefeitura de Amparo, Estância Hidromineral.

#Paratodasetodosverem: Cartaz com fundo azul-escuro. A esquerda, na horizontal, em letras azuis, vermelhas e brancas: “EDUCAÇÃO POR TODOS E PARA TODOS”, abaixo a silhueta de três pessoas unidas, azul-escuro, azul-claro e vermelho. Do lado direito em amarelo: 2 Abril, abaixo, em branco: Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Abaixo uma foto com duas meninas de pele branca ao chão, na altura da cintura, ambas usam camiseta branca com o logo da Prefeitura Municipal de Amparo, sendo uma sentada sorrindo, olhando para a menina deitada em sua perna com o olhar para o lado esquerdo. Em volta da foto três peças de quebra-cabeça. A sua direita um laço, que representa o símbolo do autismo, em forma de quebra-cabeça, em azul, amarelo e vermelho. No rodapé com fundo branco dois logotipos: a bandeira da cidade: Prefeitura de Amparo, Estância Hidromineral e SME – Secretaria Municipal de Educação, Programa de Educação Inclusiva.

#Paratodasetodosverem: Cartaz com fundo azul-escuro na parte de cima e branco na de baixo. À esquerda, na horizontal, em letras azul-claras: 24 DE ABRIL. Ao lado em letras brancas: 19 ANOS DA LEI 10.436 QUE RECONHECE A LIBRAS. LIBRAS, A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS QUE ELIMINA BARREIRAS. E o logo de acessibilidade em Libras. Abaixo, a sinalização com o alfabeto digital (datilologia), da palavra Libras, que vem escrita com letras brancas em uma faixa vermelha. No rodapé, os logotipos: Educação por todos e para todos, SME – Secretaria Municipal de Educação – Programa de Educação Inclusiva, Prefeitura de Amparo Estância Hidromineral.

#Paratodasetodosverem: Cartaz na vertical, com fundo branco e duas tarjas nas cores vermelho e azul. Na parte de cima, sobre a primeira tarja, a foto de três crianças alinhadas da esquerda para a direita, visualizadas até a cintura. Uma menina de pele clara, cabelos pretos, presos com acessório junino de chapeuzinhos com trancinhas coloridas de cada lado, com maquiagem junina, vestindo uma blusa xadrez colorida e colete jeans, fazendo o sinal de LIBRAS, ao lado, um menino de pele clara, cabelos pretos, vestindo uma camiseta polo com listras horizontais nas cores, vermelha, azul e branca, fazendo o sinal de EU, e finalizando duas fotos da mesma menina, morena, de cabelos pretos e presos, vestindo uma camiseta preta com o desenho de um gato, fazendo o sinal de SABER, com as configurações de mão inicial e final. Abaixo lê-se em Português – EU SEI LIBRAS, seguida da sinalização com o alfabeto digital (datilologia) da frase. Sobre a segunda tarja, a foto de um menino de pele clara, cabelos pretos, com a cabeça levemente inclinada para a direita, vestindo uma blusa azul, com o símbolo do Capitão América, fazendo o sinal de EU TE AMO. Ao lado, lê-se – 26 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DO SURDO, 30 DE SETEMBRO DIA INTERNACIONAL DOS TRADUTORES E INTÉRPRETES DAS LÍNGUAS DE SINAIS. Abaixo, lê-se em Português – EU AMO LIBRAS (interpretando o amor pela LIBRAS), seguida da sinalização com o alfabeto digital (datilologia) da frase. No rodapé, separados por uma faixa azul-claro, segue os logotipos: EDUCAÇÃO POR TODOS E PARA TODOS, SME – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PREFEITURA DE AMPARO ESTÂNCIA HIDROMINERAL. Final da descrição.

LIVE:  “18 de Maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial” – Clique aqui!

REALIZAÇÃO: SERGIO NARDINI EM PARCERIA COM O CAPS 2 – AMPARO/SP

PARTICIPAÇÃO: DRª ADRIANA R. R. RAPELI (MÉDICA PSIQUIATRA), BRUNA DE PAULA (PSICÓLOGA) E DANIEL HENRIQUE DE SOUZA FIRMINO (PSICÓLOGO)

APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE AMPARO, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Símbolo Acessível em Libras - UFMG


LIVE:  ABRIL MARROM – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO DA CEGUEIRA. – Clique aqui!

REALIZAÇÃO: SERGIO NARDINI EM PARCERIA COM A AMU – ASSOCIAÇÃO MULHER UNIMED DE AMPARO/SP

PARTICIPAÇÃO: LYÉDE R. DE BARROS NÓBREGA (VICE-PRESIDENTE E ORIENTADORA PEDAGÓGICA DA AMU), GISELDA MICHELAZZO MARSON (DIRETORA FINANCEIRA E DE PROJETOS SOCIAIS DA AMU) E DR. DANIEL A. GHIRALDINI VIEIRA (MÉDICO OFTALMOLOGISTA).

APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE AMPARO, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.


LIVE: O AUTISMO EM TEMPOS DE PANDEMIA – Clique Aqui!

DR. CÉSAR DE MORAES – PSIQUIATRA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

REALIZADA PELOS “AMIGOS DOS AUTISTAS” DE AMPARO/SP. APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE AMPARO/SP; CÂMARA MUNICIPAL DE AMPARO/ SP; SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE AMPARO/SP.


LIVE: SETEMBRO VERDE – “A IMPORTÂNCIA DA CONVIVÊNCIA COM AS DIFERENÇAS”Clique aqui!

CONVIDADOS:

– RICHARD ANTÔNIO DE LIMA – COMERCIANTE E ELIANE SCAVASSA – ADVOGADA, MEMBRO DO CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA. SÃO PAIS DO GABRIEL SCAVASSA DE LIMA.

– MARIANA ROSA – JORNALISTA, EDUCADORA, INTEGRANTE DO COLETIVO FEMINISTA HELEN KELLER E ATIVISTA PELOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

– MEDIADORA –  PROFª DRª ELIANE DE SOUZA RAMOS – FONOAUDIÓLOGA E ASSESSORA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA REDE MUNICIPAL DE AMPARO/SP.

REALIZAÇÃO: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AMPARO/SP.


PRANCHA TEMÁTICA – MÚSICA CARANGUEJO – Clique aqui!

 

 


PRANCHA TEMÁTICA – PROTOCOLO SANITÁRIO DA COVID -19 – Clique aqui!

 

 


PRANCHA TEMÁTICA – AS QUATRO ESTAÇÕES – Clique aqui!

 

 


PRANCHA TEMÁTICA – SALADA DE FRUTAS – Clique aqui!


PRANCHA TEMÁTICA – HISTÓRIA CHUVA! – Clique aqui!

 

 


2020

COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA (CSA) – VOCÊ SABE O QUE É?

Clique aqui para descobrir!


COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA (CSA) – VOCÊ SABE O QUE É?

AUDIODESCRIÇÃO:


COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA (CSA) – VOCÊ SABE O QUE É? LIBRAS – CLIQUE AQUI!


Para saber mais:

Conversa com Profa. Dra. Eliane Ramos – Bilinguismo na escola para todos – Clique Aqui!

Webconferência IV com Profa. Dra. Eliane Ramos: Língua Portuguesa e Libras na construção de um Bilinguismo concomitante – Clique Aqui!


PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR ALTERNATIVA (CSA) – Clique Aqui!


PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR ALTERNATIVA (CSA) – 

AUDIODESCRIÇÃO:

PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR ALTERNATIVA (CSA) SINALIZAÇÃO NA LIBRAS – EM CONSTRUÇÃO


PRANCHAS INDIVIDUAIS

Clique Aqui!

AUDIODESCRIÇÃO:


PRANCHAS TEMÁTICAS

Clique Aqui!

AUDIODESCRIÇÃO:


PRANCHAS TEMÁTICAS

Clique Aqui!

AUDIODESCRIÇÃO:


PRANCHAS TEMÁTICAS

Clique Aqui!

AUDIODESCRIÇÃO:


PRANCHAS INDIVIDUAIS

Clique Aqui!

AUDIODESCRIÇÃO:


PRANCHAS INDIVIDUAIS

Clique Aqui!

AUDIODESCRIÇÃO:


PRANCHAS INDIVIDUAIS

Clique Aqui!

AUDIODESCRIÇÃO:


LIVE: COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL NA PANDEMIA: ESCOLA E FAMÍLIA. 

REALIZADA PELA EQUIPE DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM 25/06/2020 – Clique Aqui!


LIVE: INCLUSÃO ESCOLAR NA PRÁTICA: PRESENCIAL E REMOTA.

REALIZAÇÃO: SERGIO NARDINI COM A EQUIPE DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE AMPARO/SP – Clique Aqui!


TEMPO DE POESIA – O DIREITO DAS CRIANÇAS – RUTH ROCHA

TEXTO DISPONIBILIZADO PELO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS DO RIO BRANCO COM ADAPTAÇÃO DE VOZ DA PROFESSORA DE LIBRAS: GRASIELA FILOMENA DE SOUZA – Clique Aqui!


LIVE – CURRÍCULO E ACESSIBILIDADE COM PROF. DR. JOSÉ EDUARDO LANUTI E EQUIPE DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE AMPARO/SP – Clique Aqui! 


OUTUBRO – CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A  COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA – Clique Aqui! 


PRANCHA TEMÁTICA – Clique Aqui!

AUDIODESCRIÇÃO:


PRANCHA TEMÁTICA – Clique Aqui!

AUDIODESCRIÇÃO:


PRANCHA TEMÁTICA – Clique Aqui!


OUTUBRO – MÊS DA COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA/CSA

A equipe do Programa de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Amparo/SP, disponibilizou neste mês de outubro, mês da Comunicação Suplementar e Alternativa/CSA, uma prancha na Secretaria Municipal de Educação, localizada no Paço Municipal. Este recurso pode apoiar pessoas, que convivem com dificuldades na fala e/ou na elaboração do pensamento, bem como seus interlocutores, nas diferentes atividades familiares, escolares, no trabalho e no lazer.
O trabalho com a CSA abrange diversas formas de comunicação como: expressões faciais, movimentos com diferentes partes do corpo, gestos, sons que não formam palavras, palavras, sinais de uma língua de sinais, letras do alfabeto, números, figuras e até objetos.
A ideia é disponibilizar nos espaços públicos, este recurso, para que a comunicação seja acessível a todos, além de levar ao conhecimento da população as diferentes formas de comunicação.