CIME Profª. Jacyra Ribeiro Guilardi

Rodovia Municipal 379, s/n° – Boa Vereda
Amparo/SP

E-mail: cimejacyra@amparo.sp.gov.br 

Telefone: (19) 3808-0766 / (19) 3807-9793


DESCRIÇÃO:

Nome da Escola: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Centro Integrado Municipal de Educação Profª Jacyra Ribeiro Guilardi

Ano de fundação:1973

Segmento de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental

Horário de funcionamento: 7:00 as 18:00H

Nome a diretora: Viviana de Souza

Nome da coordenadora pedagógica: Regina Consuelo Rodrigues


 

Breve apresentação da Unidade Escolar:

Segundo depoimentos de moradores do bairro, por volta de 1952 a escola do Bairro da Boa Vereda tinha o nome de “Escola Mista do Bairro Boa Vereda”. Havia 2 salas de aula localizadas em locais diferentes e nas quais freqüentavam alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries, não havia ainda a 4ª série. Uma das salas era onde é hoje o “Império Bar e Mercearia” e a outra no Sítio Nossa Senhora Aparecida que pertence à família Broleze.

As professoras que lecionavam naquela época eram Dona Amélia, que residia em Campinas e ficava hospedada na residência do Sr. João Urbano, e Dona Vitalina Peterline que era de Monte Alegre do Sul e viajava de charrete todos os dias para dar suas aulas, esta se aposentou pouco tempo depois e em seu lugar assumiu Dona Alaíde Cunha Ferraço que era moradora do Bairro dos Limas que na época pertencia ao município de Amparo.

Nesse período umas das salas foi transferida para o local onde hoje mora o Sr. Catarino Leite Martins,  a casa ainda hoje é a mesma daquela época. Algum tempo depois essa sala foi fechada e todos os alunos do bairro passaram a freqüentar uma única sala com as três séries juntas.

No ano de 1954 quem assumiu as aulas foi Dona Aureluce Rosasco que era de Amparo e vinha até a escola de charrete todos os dias. Ela ministrava aula no período da manhã e no período da tarde Dona Vitalina Peterline, ambas trabalhavam em classes mistas.

Outras professoras que lecionaram nessa época foram Dona Neuza Terezinha Daólio e Dona Eneida Mamede, esta residia em Campinas e ficava hospedada em Amparo na pensão do Sr. Romeu Daólio.

Em 1956 quem assumiu foi Dona Jânia , sobrenome desconhecido, ela morava em Campinas e ficava hospedada aqui no bairro na casa do Sr. Vicente Pagan. Logo após quem assumiu foi Dona Glória que residia em Casa Branca e que por algum tempo ficou hospedada na casa do Sr. Agostinho Urbano. Em seguida em seu lugar assumiu Dona Dalva que era de Amparo e se hospedava na casa do Sr. Ricieri Pagan.

Por volta de 1960 quem passou a lecionar no bairro foi Dona Expedita de Oliveira moradora de Amparo e que também ficava hospedada na casa do Sr. Ricieri Pagan. Em seu lugar veio Dona Anacleta.

Em 1969 quem assumiu foi Dona Edna Gritti e depois Dona Rosa, ambas moradoras de Amparo e vinham todos os dias de charrete. Nesse mesmo ano foi aberta uma classe de 4ª série e alguns alunos que já estavam há algum tempo fora da escola voltaram para concluir a 4ª série. Essa sala funcionou em uma casa velha em que uma parte era utilizada como cocheira e ficava localizada no Sítio que pertencia à família Panegassi, onde hoje é o Sítio Nova Esperança. Nessa sala lecionaram várias professoras: Lurdes Cerezer, Vera Lúcia Martins Pereira, Giselda Turolla e Natividade Franco, todas residentes em Amparo.

Nesse período o bairro passou a ter duas salas, uma com alunos de 1ª e 2ª séries e outra com alunos de 3ª e 4ª séries, essas duas salas existiram até 1972.

Em 1972 a professora que atuou com a 1ª e 2ª séries foi Dona Lazara da Silva D’Pierri.

Já em 1973 foi inaugurada a escola nova que foi construída em terreno doado pelos Senhores Vicente Pagan e João Urbano. A escola foi inaugurada pelo prefeito, na época, Sr. João Batista Cintra com o nome de E.E.P.G.(R) do Bairro da Boa Vereda.

Nos anos seguintes muitas professoras passaram por nossa escola e entre elas a Professora Áurea Marson Rielli.

Em conversa com Dona Áurea a mesma relatou que lecionou na escola por 10 anos, de 1978 a 1988. Comentou que ela mesma passava na merenda escolar toda semana e levava os legumes e verduras, pois não havia quem levasse.

Quando ia para a escola dava carona para vários alunos, pois na época não havia transporte e muitos alunos tinham que andar muitos quilômetros a pé.

No começo a escola funcionava somente com 2 salas de aula, 1ª e 2ª séries e 3ª e 4ª séries, somente anos depois é que seria ampliada.

Dona Áurea relatou também que de 1978 a 1988 não havia diretor na escola e as próprias professoras é que tinham que resolver algum problema que por ventura viesse ocorrer.

Somente em 1989 o Sr. Vivaldo Martins começou como diretor da escola. No decorrer dos anos a direção da escola foi mudando e trabalharam aqui como diretores a Sra Maria Virginia, Márcia Regina Armelin Monti, Sônia Regina Rodrigues Jorge Urbano, Aparecida Jaqueline Camargo Pizzetti e atualmente Viviana de Souza.

Em 1990 a escola foi ampliada e começou a funcionar a sala da Pré-escola que pertencia a Prefeitura Municipal.

No ano de 1991, através da Lei nº7.445 de 16/07/1991 a unidade escolar passou a denominar-se E.E.P.G. (R). “Profª Jacyra Ribeiro Guilardi”.

No ano de 1998 a escola foi municipalizada e passou a denominação E.M.E.F. Profª Jacyra Ribeiro Guilardi, alguns anos depois mudou para E.M. Profª Jacyra Ribeiro Guilardi e atualmente para CIME Profª Jacyra Ribeiro Guilardi.

Desde o ano de 2004 a escola é dirigida pela Diretora  Viviana de Souza.

Em 2006 foi feito um levantamento a respeito do interesse dos adultos freqüentarem as aulas de Educação de Jovens e Adultos. Com esse levantamento pudemos montar uma sala com 11 alunos de 1ª série no período noturno em 2007.

Com a nova Lei do Ensino Fundamental de 9 anos também abrimos uma sala para atender esses alunos.

No ano de 2008 a escola foi ampliada e reformada para melhor atender os alunos. Foram construída sala de informática, biblioteca, sala de educação física, sala de apoio, diretoria, depósito de alimentos, lavanderia, banheiro para funcionários, banheiro para deficientes, sala para professores e quadra poliesportiva coberta.

Em 2010 atendemos nossos alunos com o Projeto Ciranda Criança com as aulas de Capoeira uma vez por semana. Já em 2011 alem da Capoeira também tivemos aula de teatro para os alunos.

Atualmente atendemos 130 alunos, sendo 23 de Educação Infantil e 107 do Ensino Fundamental de diversos bairros – Pedrosos, Rosas, Córrego Fundo, Sertãozinho, Boa Vereda e Pereiras.

Nesse ano os alunos da Educação Infantil estão sendo atendidos pelo Transporte Escolar a partir de 4 anos. Temos, no total, 121 alunos que utilizam o Transporte Escolar e apenas 6 que não utilizam.

Atendemos no período da manhã Infantil I-II-III- IV (sala mista), 4º ano A, 5º ano A e 5º ano B. No período da tarde 1º ano A, 2º ano A e 3º ano A.


NOTÍCIAS DA ESCOLA

Alunos do 4º ano gravaram e autografaram um CD de fábulas

Alunos do 4º ano gravaram e autografaram um CD de fábulas

Alunos do 4º ano gravaram e autografaram um CD de fábulas para presentear seus responsáveis e as crianças da Educação Infantil no início do segundo semestre.

Durante o primeiro semestre, os alunos do 4º ano A, participaram do Projeto Didático Confabulando com Fábulas do Programa Ler e Escrever. A proposta do material era a gravação de um CD com as fábulas produzidas em duplas.

Motivadas e determinadas as crianças conheceram Esopo, Jean de La Fontaine entre outros, realizaram entrevistas, compararam, analisaram, leram e ouviram diversas fábulas. Em duplas reescreveram, revisaram e com grande alegria gravaram o esperado CD.

O lançamento do CD foi no dia nove de agosto, durante a Reunião de Pais e Mestres do segundo bimestre. Nesse momento, as crianças leram uma das fábulas para os participantes, os pais ouviram uma faixa do CD e os alunos autografaram o mesmo para presentear seus responsáveis independentemente de estar presente ou não no acontecimento.

No dia seis de setembro, durante a apresentação do Hino Nacional, os alunos do 4º ano presentearam uma cópia do CD a Educação Infantil.86


CARNAVAL NO CIME PROF.ª JACYRA RIBEIRO GUILARDI

Em nossa escola realizamos o baile de carnaval com os alunos e professores onde todos tiveram a oportunidade de virem vestidos com fantasias e prepararam os seus adereços.

O carnaval faz parte das festas populares que são celebrações alegres que acontecem, em geral, nas ruas ou em outros lugares público. Mostra a cultura do povo. Nessas festas, as pessoas se expressam pelas roupas, pelas músicas e pela linguagem não verbal (gestos e dança).

carn6carn8


FEIRA DE CIÊNCIAS

Ao final do ano letivo de dois mil e dezessete, no dia sete de dezembro, para o encerramento do Projeto Universo ao meu Redor, Ler e Escrever, os alunos do 5º ano prepararam experiências envolvendo os temas abordados durante o segundo semestre.

As crianças realizaram experimentos sobre a chuva ácida, efeito estufa, mata atlântica, desertificação, erosão, sustentabilidade e biodiversidade. Apresentaram duas atividades envolvendo o livro Ciência com Tecnologia e a Criatividade, ligaram uma calculadora sem a utilização de energia química e demonstraram a instalação elétrica de uma residência com quatro cômodos (circuito paralelo).

Os pais que compareceram à reunião e os alunos do período matutino usufruíram desta envolvente atividade.

cie11

cie12


Alunos do CIME Profª Jacyra Ribeiro Guilardi no Zoo de Americana – SP

Alunos do CIME Profª Jacyra Ribeiro Guilardi no Zoo de Americana - SP

No dia dezenove de outubro os alunos do 5º ano, visitaram o zoológico da cidade de Americana – SP. Tiveram a oportunidade de conhecer a fauna de diferentes ecossistemas. As crianças ficaram fascinadas com os felinos.

Finalizamos a atividade com uma visita monitorada ao Jardim Botânico, onde os alunos observaram diferentes espécies da flora nativa e exótica.

Este passeio foi proporcionado pela Secretaria Municipal de Educação de Amparo, em parceria com o Programa Estadual Turismo do Saber que é destinado a proporcionar a crianças de escolas públicas, uma nova experiência de vida, por meio do turismo social.

Agradecemos especialmente à Supervisora Pedagógica Alessandra Maria Aquino Canivezi Pereira que nos auxiliou com muito empenho para que esse passeio ocorresse.

zoo12


Mais uma vez somos “Ouro”

A equipe feminina, categoria extra B, do CIME Profª Jacyra Ribeiro Guilardi mais uma vez ficou com a medalha de “ouro” na modalidade de queimada nos Jogos Escolares de Amparo.

Os meninos também não deixaram por menos, levaram a medalha de bronze na mesma categoria que as meninas.

Parabenizamos todos os envolvidos que contribuíram para mais uma vitória !!!

P 20170923 112927

Mais uma vez somos “Ouro”