CIME Nicolau Consoli

cime nicolau

Rua Luiz Antonio M. Persicano, 175 – Jd. Modelo
Amparo/SP

E-mail: cimenicolau@amparo.sp.gov.br 

Telefone: (19) 3808-1612 / (19) 3808-0792


DESCRIÇÃO

Nome da Escola: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ CIME NICOLAU CONSOLI

Ano de fundação: 1994

Segmento de ensino: Creche E Pré Escola

Horário de funcionamento: 33

Nome a diretora: Verônica Rodrigues Carneiro Jardim

Nome da coordenadora pedagógica: Mônica Alves de Souza

 

Breve apresentação da Unidade Escolar:

A creche Municipal do Jardim Modelo começou como um trabalho do Fundo Social de Solidariedade e da Prefeitura Municipal em meados de 1992. A data precisa não se sabe. Ficava localizado na rua Vereador Giovani Eugênio Benedeti em uma pequena casa de nº 383. A princípio era utilizada apenas esta casa, mas em 94 foi feita uma ampliação e uma porta entre o muro da casa ao lado foi aberta. Foi construída e inaugurada em 20 de outubro de 1994 a então conhecida como creche do Jardim Modelo pelo prefeito Carlos Piffer no local onde é até hoje com o novo nome de Creche “Nicolau Consoli”. O trabalho foi pioneiro no bairro, existiam poucas creches na cidade. A creche contava com uma administradora, a senhora Lúcia Pistori, duas merendeiras, uma agente de limpeza e duas merendeiras que cuidavam das crianças.

A homenagem se deu, quando em julho daquele mesmo ano, a senhora Rosely Tozzi, uma admiradora do trabalho do senhor Nicolau Consoli, encaminhou à Câmara Municipal uma cópia da biografia dele, de sua autoria, pedindo a criação do Projeto de Lei para denominar a creche do Jardim Modelo como creche Nicolau Consoli. A lei foi aprovada e em 18 de outubro daquele mesmo ano, foi feita a homenagem ao S. Nicolau Consoli por meio de uma cerimônia onde a placa com o novo nome da creche foi colocado.

O senhor Nicolau Consoli teve destaque na história da cidade .Nasceu em 15 de setembro de 1907 e fundou junto com Lúcio Gonçalves a Escola Underwood em 1929, que anos mais tarde passou a pertencer somente a ele e foi registrada como Escola de Datiligrafia.

Em 1º de junho de 1948, foi admitido na Câmara Municipal no cargo de Encarregado de Arquivo de Protocolo. Em fevereiro de 1955  foi efetivado no cargo de diretor do expediente.

Junto como Luiz Humberto Catelli e Francisco Luzia Neto escreveram a história da cidade de 1829 a 1979 no Almanaque de Amparo. Escreveu também vários contos para o jornal amparense ‘O comércio’ e “Folha de Amparo.”

No hospital psiquiátrico “Sanatório Ismael”, em 1949 ocupou o cargo de 1º Secretário da Diretoria Administrativa e em 1978, passou a presidência. Quando ainda era secretário do sanatório, foi um dos fundadores da Clínica de Fisioterapia ali mesmo, a Clínica de Repouso Palmeiras e a casa da Criança Jorge Pires de Godoy. Foi membro do Conselho Diretor do Museu Histórico Bernardino de Campos e 1º Secretário da Diretoria Administrativa do SEPI.

Em 18 de outubro de 1986, aos 79 anos de idade faleceu deixando um único filho, André Luiz Consoli.

Em 16 de março de 1996 o prefeito João Batista Cintra reinaugurou a creche, ampliando o prédio. Ela precisou ser ampliada porque havia uma fila interminável de espera. O prédio novo tinha 3 salas, banheiro e refeitório. Já naquela época se pensou nos deficientes físicos, e ao invés de escadas optou-se por rampas.Em maio daquele ano foi aprovado pelo prefeito o concurso para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e a situação das antigas merendeiras que cuidavam das crianças foi regularizada.

Em 2002, a creche passou por uma ampliação, quando a escola ganhou duas novas salas e dois novos conjuntos de banheiros, o que acrescentou 150 m de área construída. Em 2009, a segunda ampliação acrescentou um muro no entorno da escola, um solarium, duas novas salas, reorganização da área de playground e um pátio coberto de 160m.

Hoje, a creche conta com 3 salas de berçário com solário, 4 salas de aula, 1 cozinha, 1 refeitório para crianças e 1 para os funcionários, sala de professores, biblioteca, um playground coberto, um parque com tanque de areia e no ano de 2015 foi inaugurada o espaço da horta. A creche conta com 36 funcionários e atende em média 150 crianças.


NOTÍCIAS DA ESCOLA

PROJETO DE LEITURA “GOTINHA VIAJANTE” CIME NICOLAU CONSOLI

PROJETO DE LEITURA “GOTINHA VIAJANTE” CIME NICOLAU CONSOLI

Olá, amigos, tudo bem? Eu sou a gotinha viajante, e vou mostrar para vocês um pouco do nosso projeto.

Uma das funções da escola, além de formar e informar o aluno, é mostrar a ele que as ações de cidadania fazem parte do nosso cotidiano, contribuindo para o bem estar de todos.

Partindo desse princípio foram planejadas várias ações para que seja evitado o desperdício do elemento natural mais importante para a vida humana, que é “água”.

Assim reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta e sua iminente diminuição a cada dia, devido a problemas como assoreamento dos rios, poluição, desperdício, etc., esse projeto visa sensibilizar e conscientizar o aluno (este, um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade, pais, parentes e amigos), atentando para o uso racional e consciente da água e da preservação do meio ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

O objetivo do Projeto é integrar FAMÍLIA/ESCOLA, na conscientização que a água não deve ser desperdiçada e nem poluída.  A criança levará para casa uma maleta contendo a gotinha (confeccionada juntamente com as crianças), livros de história (de acordo com o tema, os alunos escolhem a história que levarão para a casa), caderno de registro (criança e/ou o adulto, terá que fazer o registro), lápis gotinha e textos informativos (adequados para os adultos), para serem lidos por ela e os adultos da sua casa.

O projeto ocorre durante todo o ano, juntamente com a comemoração Internacional do Dia Mundial da Água (22 de março) e Semana da Água, projeto que é realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Amparo.