EMEF Gasparzinho

emef gasparzinho

Rua José Araujo Cintra, 20 – Centro
Amparo/SP

E-mail: emgasparzinho@amparo.sp.gov.br 

Telefone: (19) 3807-5253 / (19) 3808-5323


DESCRIÇÃO:

Nome da Escola: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ E.M.E.F “Gasparzinho”

Ano de fundação: 1982

Segmento de ensino em que atua: Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos

Horário de funcionamento: Manhã: 7h às 12h / Tarde: das 12h30m às 17h30m / Noite: das 19h às 22h15.

Nome do (a) diretor (a): Angela Marta Moreira

Vice-diretora: Élora Tozzi de Assis Barros Bueno

Coordenadora: Ludmilla Rossler Guimarães Varandas


 

Breve apresentação da Unidade Escolar:

Atualmente a Escola Municipal “Gasparzinho” encontra-se localizada no centro da cidade de Amparo, próximo à Praça Pádua Salles, onde funcionava a antiga estação de trem.

Resgatar a história de uma escola numa sociedade que não tem por tradição relatar o aspecto histórico de seu povo torna-se um trabalho árduo e muito difícil, pois há pouco e quase nenhum registro escrito, portanto, a história aqui descrita tem como fonte relatos de antigas professoras e funcionárias, bem como registro na Prefeitura Municipal de Amparo das solicitações para ampliação da escola e arquivos de croquis e plantas-baixa desta Unidade de Ensino.

Segundo relatos orais, o prédio da escola serviu como residência, durante muitos anos, para o “mestre-linha” da antiga e já extinta Companhia Mogiana.

Quando a linha do trem foi extinta do município, o prédio ficou por muitos anos fechado e sem utilização. Nesta época, datada da década de 60, algumas lendas surgiram em relação a este local. Conta-se que uma criança faleceu por passar vontade de um determinado brinquedo e que as pessoas diziam que a casa era mal-assombrada.

Na segunda metade da década de 70, notou-se, no município de Amparo, uma preocupação pela educação pré-escolar municipal, surgindo em 1977 e funcionando provisoriamente no porão da Escola Estadual “Rangel Pestana”, localizada próximo a esta Unidade de Ensino, distando 200 metros aproximadamente, uma sala de pré-escola, tendo como professora Maria Bernadete Gabriel Lindo.

Em meados de 1980, surgiu o Parque Infantil Municipal “Xereta”, localizada em um casarão à Rua Antonio Prado, 171, onde hoje funciona a Pizzaria Italianíssima, com 02 classes de pré-escola inicialmente chegando a comportar até 04 classes.

A partir de 1982, por necessitar de ampliação, para atender a demanda a Escola Xereta, e escola mudou-se para o prédio atual que funciona até o dia de hoje sendo necessário que o antigo morador, um funcionário da antiga Mogiana, mudasse para outra residência. A escola ocupou o prédio juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, mudando sua denominação para Escola Municipal de Educação Infantil “Gasparzinho”. Mais tarde, por volta de 1984, a Secretaria Municipal de Educação alterou sua sede, passando a se fixar em um prédio em frente à escola, local hoje ocupado pela Pinacoteca Municipal.

Em 1986, na gestão do prefeito José Carlos de Oliveira, houve ampliação da escola, com a construção de mais duas salas de aula neste mesmo prédio, que era uma casa com quartos, cozinha, banheiros. Nesta época, a escola contava somente com Ensino Pré-escolar.

Em 1997, a escola teve sua denominação modificada, passando a se chamar EMEIPG Gasparzinho, iniciando-se o Ensino de 1º grau Municipal, com uma classe de 1ª série e continuando o ensino de pré-escola com 09 classes, atendendo aproximadamente 220 alunos entre 03 e 06 anos e 15 alunos da 1ª série.

Depois de 1997, a cada ano, uma nova série ia se formando, em continuidade ao ciclo de ensino de 1º grau. Neste ano de 1997, a escola passou a emprestar o local de salas de aula para o funcionamento do Ensino Supletivo Municipal, cuja administração cabia à Diretoria do Centro Municipal de Educação Supletiva, com sede à Rua Treze de Maio, 61.

Com o advento da Lei de Diretrizes e Bases em 1996, o ensino de 1º grau passou a ter a denominação de Ensino Fundamental, por isso, em 1998, a escola passou a chamar EMEIEF “Gasparzinho”, cuja sigla significava Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Gasparzinho”.

Em junho de 2000, na gestão do prefeito Carlos Piffer, houve inauguração de nova ampliação da escola, sendo construídas 02 salas de aula em cima do local da antiga casa.

Em atendimento à LDB – Lei 9394/96 e à demanda de alunos para esta região onde fica localizada a Unidade Escolar, a escola passou a dar prioridade ao Ensino Fundamental. Como consequência, percebeu-se uma tenra diminuição para o atendimento à Educação Infantil, o que gerou polêmica entre os pais e comunidade. Então, após reuniões entre Prefeitura, Secretaria de Educação, Direção da Escola e comunidade, traçou-se como meta a atendimento à Educação Infantil conforme a necessidade que decresceu a cada ano, aumentando visivelmente o atendimento ao Ensino Fundamental. Neste mesmo ano, a escola mudou novamente de denominação, passando a atender por Escola Municipal “Gasparzinho”.


NOTÍCIAS DA ESCOLA

BONECA ANITA NA EMEF “GASPARZINHO”

BONECA ANITA NA EMEF “GASPARZINHO”

Nossos alunos foram presenteados no Dia Nacional do Livro Infantil com a presença da Boneca Anita contando uma linda história de um livro muito especial.

Dia 18 de abril foi o Dia Nacional do Livro Infantil, data esta escolhida em homenagem a Monteiro Lobato, data de seu nascimento, grande escritor da Literatura infantojuvenil. E neste dia, a querida Boneca Anita veio mais uma vez em nossa escola para contar uma história para as crianças. Desde o ano passado ela prometeu que deixaria esta data reservada para vir até nós e cumpriu! Muito legal da parte dela!

A contação de história aconteceu na quadra com todas as turmas juntas e foi mais um incentivo à leitura num dia tão importante e propício! As crianças amaram e puderam viajar com a Boneca Anita pela história “O vestido azul”, escrito por Sandra Aymone.

A história trouxe valores como respeito, solidariedade, empatia, amor, amizade. Foi emocionante para crianças e adultos! Realmente foi um momento muito especial que ficará para sempre na memória de nossos alunos e funcionários. Todos os segmentos da escola puderam presenciar e ter essa experiência. Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Somos muito gratos à Boneca Anita pelo lindo trabalho voluntário que vem desenvolvendo através de contações de histórias pelas escolas e outras entidades de nossa cidade.

GAS4


FESTA DA PRIMAVERA NA EMEF “GASPARZINHO”

FESTA DA PRIMAVERA NA EMEF “GASPARZINHO”O início da primavera em nossa escola contou com muitas flores, cores, alegria, um verdadeiro arco-íris de emoções culminando em nossa Festa no dia 22 de setembro de 2017.

Nossa festa ocorreu nos dois períodos, manhã e tarde, e foi recheada de novidades e muita belezura!

Tivemos a presença da linda e encantadora Boneca Anita contando a história “Tudo que couber no coração” de Patrícia Langlois. A boneca interagiu com as crianças e também com os pais, deixando um clima de amor e magia pelo ar. Todos gostaram muito!

Após a história, nossa Coordenadora Pedagógica, Paloma Jorge, apresentou um pouco de seu projeto na coordenação da escola, chamado “Biblioteca Ativa”, cujo objetivo maior é estimular a leitura em nossos alunos criando um ambiente agradável e propício para tal, como colocação de tapete colorido, almofadas, letras coloridas etc. Foram apresentadas aos pais as ações do projeto e pedido parceria e comprometimento em seu desenvolvimento.

Com a ajuda de Cristiane Lenzi Beira, Diná, nossa Agente Escolar e A.P.M. (Associação de Pais e Mestres) pudemos realizar e ver concretizado o desejo de ter sacolas de pano, coloridas e reforçadas, onde os alunos poderão colocar os livros escolhidos e levar para casa, onde os pais deverão orientá-los no asseio e cuidado com os livros e principalmente na leitura dos mesmos.

Iniciaram-se as apresentações pelos alunos da “Festa da Primavera”, que foram gratificantes pela animação e alegria com coreografias lindamente realizadas. Parabéns às crianças e professores de nossa Equipe, que tanto se dedicaram para este momento ser belo e mágico!

Logo em seguida, os pais foram convidados a adentrar a escola para visitar os trabalhos das crianças que foram expostos para apreciação. Quanta boniteza, criatividade e cor juntas!

Também tivemos participação dos pais e todos os funcionários nas Árvores da Gratidão em nossa parede. Todos foram convidados antes de irem embora a escrever mensagens de gratidão relacionadas a alguém ou algo ocorrido em nossa escola, sem citar nomes, apenas as ações, palavras, gestos que lhes fizeram sentir-se agradecidos. O ato de agradecer faz bem a quem faz e também a quem recebe criando um ambiente acolhedor e agradável. As árvores ficaram frondosas e recheadas de mensagens positivas e carinhosas!

Assim foi nossa “Festa da Primavera”! Recebemos a nossa Comunidade e também a Primavera de braços abertos e muito amor no coração!

GAS1


EMEF “GASPARZINHO” APRESENTA OS PROJETOS DESENVOLVIDOS NO SEU DIA A DIA DURANTE O 1º BIMESTRE

EMEF “GASPARZINHO” APRESENTA OS PROJETOS DESENVOLVIDOS NO SEU DIA A DIA DURANTE O 1º BIMESTRE

Um pouco de nossa escola…

Nós, da escola Gasparzinho, vamos mostrar um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido neste ano por nossa equipe de alunos, professores e funcionários.

Começaremos mostrando algumas atividades realizadas em sala de aula onde os alunos utilizaram material concreto para trabalhar conceitos matemáticos como contagem, leitura, interpretação e construção de tabelas, agrupamentos e formas geométricas. Essas atividades estão presentes no EMAI dos respectivos anos, neste caso, 1º ano e 4º ano do Ensino Fundamental.

Em nossas apresentações do Hino Nacional, as turmas do 2º e 3º anos que já se apresentaram, escolheram atividades do Ler e Escrever para compartilhar com a escola, como músicas e cantigas com letras carregadas de história e vivências das crianças, bem como adivinhas onde todos participaram tentando descobrir as respostas.

Já a turma do 4º ano A, que está trabalhando o projeto “Confabulando com Fábulas” no livro do Ler e Escrever fez uma dramatização da fábula “A cigarra e a formiga”. O final dessa apresentação enfatizou aos alunos que não devemos agir com despreza ou frieza, e sim acolher o próximo, tratá-lo bem independente de sua situação. Precisamos ouvir a opinião do outro, analisar e valorizar o que ele tem melhor.

Os alunos do 2º ano B fizeram um livro com cantigas populares que trabalharam neste 1º bimestre.

Os alunos do 4º ano C e do 5º ano A trabalharam os valores e também a importância e significado da letra de nosso Hino Nacional. E os alunos do 5º ano B apresentaram uma linda poesia sobre o Dia da Mulher!

Em nossos encontros de HTPC pudemos refletir sobre a importância e o significado de ser professor, repensando e reinventando nossa prática, sempre em busca de aperfeiçoamento, harmonia e união de nossa equipe. Todos pelo mesmo objetivo: o progresso de nossos alunos.

Nossa biblioteca, como bem diz Magda Soares, é a alma da escola. Vem ganhando vida e cada dia mais usuários ávidos por leituras e diferentes ‘viagens’ pelo mundo dos livros.

Nós também brincamos, nos divertimos e fazemos arte pelas paredes da escola e salas de aula.

Enfim, nossa escola é um pedacinho de cada um que nela está. Vivemos e trabalhamos para o sucesso e evolução de nossos alunos como aprendizes e cidadãos, e em prol de toda nossa equipe e comunidade escolar. Contem conosco!

foto 2

foto 6

foto 1


ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF “GASPARZINHO” VISITARAM A PREFEITURA MUNICIPAL DE AMPARO E A CÂMARA MUNICIPAL DE AMPARO

ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF “GASPARZINHO” VISITARAM A PREFEITURA MUNICIPAL DE AMPARO E A CÂMARA MUNICIPAL DE AMPARO

Neste 3º bimestre os alunos do 3º ano A da EMEF “GASPARZINHO” realizaram estudos sobre o município, adquirindo informações sobre: como se forma um município, como funciona a Prefeitura e a Câmara Municipal, quem são os profissionais que trabalham nesses locais e quais funções desempenham cada um dentro desses órgãos públicos. Sendo assim, passaram a conhecer que a população tem seus direitos e benefícios garantidos mediante os impostos que pagam.

Após a aula expositiva, a professora Selene Pagan Bonaldo, juntamente com a vice-diretora Élora Tozzi, acompanharam os alunos a uma visita à Prefeitura, onde os alunos tiveram a oportunidades de conhecer na prática seu funcionamento, conheceram alguns secretários que auxiliam o prefeito na sua administração. Os alunos foram recebidos pessoalmente pelo Prefeito Municipal Sr. Jacob que respondeu, a diversas perguntas formuladas pelos alunos, de forma simples e clara contribuindo assim para que as crianças tenham uma breve noção da importância, das atribuições, responsabilidades e funções de um Prefeito e onde é investido o dinheiro público.

Em outro momento, também foram conhecer a Câmara Municipal, onde foram recepcionados pelo presidente da Câmara Municipal, Sr. José Ivo Vilas Boas, o Biro Biro, seu assessor, Prof. J. Melo e por Carlinhos Rondine, que juntos deram informações do papel desempenhado pelos vereadores em um município e organizaram uma sessão plenária, onde os alunos foram os vereadores do Município de Amparo.

Os alunos se sentiram realizados e motivados com as visitas, pois puderam conhecer pessoalmente pessoas tão importantes de nosso município, vivenciando de forma prática o conteúdo desenvolvido em sala de aula.