CIME Branca de Neve

Avenida Paraná, 60 – Jardim Brasil
Amparo/SP

E-mail: cimebrancadeneve@amparo.sp.gov.br 

Telefone: (19) 3807-5999  / (19) 3808-0009 (creche)


DESCRIÇÃO

Nome da escola: Centro Integrado Municipal de Educação Infantil “Branca de Neve”

Diretora: Jocélia de Oliveira Batista

Coordenadora Pedagógica: Lídia Freire da Silva Pereira

1.1 – Cursos que mantém:

Manhã Tarde Integral
Profic I, II, III e IV Infantil I e II Berçário I
Profic I, II, III e IV Infantil II e III Berçário II
Profic I, II, III e IV Infantil III e IV
Profic I, II, III e IV Infantil IV

 

1.2 – Horário de funcionamento:

Integral: 7h às 17h.

Manhã: 7h30 às 12h30.

Tarde: 12h30 às 16h30.

2 – Apresentação DA ESCOLA

O CIME “Branca de Neve” está localizado no Jardim Brasil, bairro periférico da cidade de Amparo.

Atualmente a escola desenvolve os seguintes Projetos dentre outros:

  • Construindo uma brinquedoteca: Projeto implementado em 2005. Durante as duas horas de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) são confeccionados jogos e brinquedos com propósitos pedagógicos para que professores e crianças possam utilizá-los em sala.
  • DESCOBRINDO O PRAZER PELA LEITURA NA educação infantil: Projeto apresentado, em dezembro de 2011, para a eleição da Coordenadora Pedagógica. O projeto contem ações que objetivam despertar o prazer pela leitura.
  • PROJETO NATURA TRILHAS: Desenvolvido a partir do Material “Natura Trilhas”.
  • PROJETO HORTA: Trabalho dos PROFICs de plantio, cuidado, colheita e estudos do meio ambiente/sustentabilidade.
  • PROJETO GENTILEZA: Trata-se de um Projeto idealizado pelo SEPI (Grupo Educacional de Serviço Espírita de Proteção a Infância) cujo objetivo é desenvolver atitudes de gentileza consigo mesmo, com o meio ambiente e com o próximo.

Realiza a seguinte ação dentre outras:

  • FORMAR EM REDE: Em agosto de 2013, as gestoras das Creches Municipais iniciaram os encontros de estudo do Programa Formar em Rede. Tal Programa, criado em 2007, tem como objetivo implementar uma comunidade virtual de formadores, com capacitações presenciais e a distância, vislumbrando práticas educativas de qualidade para a Educação Infantil nas diferentes regiões brasileiras. Os encontros destinados aos gestores são norteados por uma pauta de trabalho flexível que, dessa forma, pode ser aprimorada de acordo com a realidade de cada instituição. Após cada encontro ocorre, dentro das escolas, a socialização dos conhecimentos para a equipe escolar e, assim como acontece na formação das gestoras, há o registro, feito por uma educadora de Creche, dos aspectos abordados.
    As reflexões oriundas dos vídeos, textos e debates propostos visam qualificar a rotina da Creche bem como seus espaços. Dessa forma, é uma formação voltada para a construção de concepção de educação infantil, Creche, cuidar, educar e brincar que conduz, sobretudo, a alterações práticas cotidianas. Em 2014 e 2015 os estudos foram retomados.